Por que será que esse quadro tão comum recebe ainda hoje menos atenção do que deveria, as familias e o próprio alcoólatra não assumem a situação e as vezes tudo passa despercebido pelas pessoas de fora mas para a familia aquilo é um problema que pode causar pequenos incômodos ou possuir dimensões drásticas, normalmente esse quadro evolui do primeiro para o segundo gradualmente. Mas porque o álcool que é algo tão comum e tão consumido pode ser assim tão problemático? Eu não tenho muito conhecimento sobre quão viciante é o álcool quimicamente. Mas tenho pra mim que ele se torna uma dependência psicológica muito antes do corpo se viciar. A maioria começa a beber da mesma forma que começa a fumar, por influência de alguém e normalmente ainda na adolescência. A principio é por uma questão social, para ser aceito em um grupo.
O problema é que a pessoa consome em nome da aceitação, sofre os efeitos químicos, sente-se desinibido, as vezes fora da realidade dependendo do nível de alcoolismo e isso pode ser reconfortante de alguma maneira, a pessoa bebe para "esquecer os problemas". Além disso uma pessoa desinibida pelo álcool é uma pessoa mais sociavel, alegre, nesse estado ela pode desempenhar comportamentos que não conseguiria normalmente: falar melhor com uma garota, passar por um momento difícil, uma reunião no trabalho, um julgamento, qualquer coisa que implique em grande desconforto. A partir dai a bebida passa a ser a "solução" adotada pela pessoa para esses problemas. Mas a que custo? se a tendência é cada vez mais aumentar a dose e ultrapassar os limites. Além disso a maioria não tem consciência dos efeitos que uma quantidade pequena de bebida já causa em nós. E depois? manifestar sua agressividade latente, cometer atos extremos, sob o pretexto de estar sob efeito do álcool... Porem! bebida esta que foi consumida diante de uma decisão consciente muito antes de estar sob os efeitos dela. O fim dessa história é nenhum familia, nenhuma carreira, nenhuma saúde e ninguém que se importe.
Parece exagerado, mas é da maneira simples que a coisa evolui e se torna patológica.
A solução definitiva para sua ansiedade, timidez ou seja lá o que for não é beber pra facilitar, porque como acabamos de ver, as conseqüências a longo prazo superam em muito qualquer beneficio imediato que possa haver. Não sou uma pessoa anti-álcool. Sou uma pessoa anti hipocrisia, pois parece que as pessoas estão cada vez mais alienadas por pensamentos simplórios que não lhes permitem olhar além e evoluir como membros de uma sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente